É muito legal,vocês irão gostar.
Aluno: Gabriel Becker
O conceito de célula
Assim, fica claro para nós hoje que quase todos os seres vivos são formados por células. Muitos seres vivos são constituídos de uma única célula isolada, como os protozoários. Os demais seres, entretanto, são pluricelulares (formados de muitas células). Eles também nascem de uma única célula, mas a célula inicial divide-se depois em várias outras, que também se subdividem. À medida que elas se multiplicam, em diferentes etapas do desenvolvimento, as células resultantes vão se tornando diferentes umas das outras, formando tipos com funções específicas.
O organismo dos mamíferos, por exemplo, é constituído por vários conjuntos de células diferentes que forma grupos de tecidos orgânicos. Entre os tecidos mais importantes estão os que compõem os músculos, os ossos, a pele e os nervos.
O nosso corpo é formado por diversos tipos de células, responsáveis por cada tecido, pelo sangue, pelos músculos do nosso corpo, cada minúsculo pedaço da nossa massa humana é consumida por células.
Abaixo você pode dar uma olhada nas principais células do corpo humano, das principais partes do nosso corpo, e assim tirar as suas duvidas dos tipos de células existentes no ser humano.
Sangue: Monócito, eritrócito, acidófilo, linfócito T, linfócito B, basófilo, macrófago, trombócito.
Cérebro: célula de Schawn, micróglia, célula dendrítica, neurônio.
Osso: osteoblasto, osteoclasto.
Músculo: células de sarcômero, fibroblastos.
Olhos: cones, bastonetes.
Também temos as adipócitos, células glandulares endócrinas, exócrinas e merócrinas, mioblasto cardíaco, ilhotas de Langerhans, e muitas outras. Existem cerca de 130 tipos celulares, entre células-base e as variantes (por exemplo, célula T CD4 e célula T CD8).
Disponível em http://www.blogers.com.br/tipos-de-celulas-do-corpo-humano/
As células-tronco, também conhecidas como células-mãe ou, erradamente, como células estaminais, são células que possuem a melhor capacidade de se dividir dando origem a células semelhantes às progenitoras.
As células-tronco dos embriões têm ainda a capacidade de se transformar, num processo também conhecido por diferenciação celular, em outros tecidos do corpo, como ossos, nervos, músculos e sangue. Devido a essa característica, as células-tronco são importantes, principalmente na aplicação terapêutica, sendo potencialmente úteis em terapias de combate a doenças cardiovasculares, neurodegenerativas, diabetes tipo-1, acidentes vasculares cerebrais, doenças hematológicas, traumas na medula espinhal e nefropatias.
http://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%A9lula-tronco
Stephanie lopes*
Thays Souza*